SANTA MARIA
A Estação RAEGE de Santa Maria localiza-se na Ilha de Santa Maria (Região Autónoma dos Açores) a uma altitude de 297 m. O local do observatório pode ser observado na Fig. 1.
A estação possui um radiotelescópio do tipo VGOS, duas estações permanentes GNSS e um edifício de controle que inclui um laboratório de eletrónica e uma sala de gravimetria, separada do resto do edifício.
Atualmente, um gravímetro supercondutor iGRAV-051 da GWR Instruments, um sismógrafo Centaur-3/Trillium 120PA da Nanometrics e um acelerómetro SILEX desenhado pelo Instituto Geográfico Nacional de Espanha estão instalados na sala de gravimetria e operando continuamente. Um gravímetro relativo GRAVITON-EG 1183 da LaCoste & Romberg também esteve instalado até o final de 2022, quando o gravímetro GWR foi instalado. O sismógrafo Centaur-3 está totalmente operacional desde junho de 2017 e faz parte do Centro Sismológico Internacional (ISC) no qual é conhecido como ES.VPORT.
O radiotelescópio VGOS de 13,2m “Colombo” (Fig. 2), foi construído em 2014 e integra o IVS (International VLBI Service for Geodesy & Astrometry). Está equipado com um receptor VGOS de banda larga (2-14 GHz) desenvolvido nos laboratórios Yebes. A primeira observação VLBI foi realizada em fevereiro de 2018, na época com um receptor tri-banda (bandas Legacy S,X e Ka) e desde então tem participado de forma regular em sessões IVS do tipo R1, R4, T2 e sessões intensivas até setembro de 2022. Atualmente , faz parte da rede VGOS desde outubro de 2023.
Um maser de hidrogénio (relógio atómico) é usado para sincronizar todos os equipamentos envolvidos nas observações VLBI – iMaser da T4Science é responsável por fornecer as referências temporais de alta estabilidade e exatidão exigidos pela técnica VLBI.
O VLBI não é a única técnica de geodesia espacial utilizada em Santa Maria. Na estação estão também instaladas duas estações permanentes GNSS integradas nas redes regionais Internacional (IGS), Europeia (EUREF) e Açoriana (REPRAA):
- Estação GNSS AZSM00PRT: receptor Leica GRX1200GG Pro e numa antena LEIAT504 LEIS e entrou em funcionamento em Maio de 2017.
- Estação GNSS RAEG00PRT: parte da rede IGS, esta estação é baseada em um receptor Leica GR50 e antena LEIAR20. Operacional desde maio de 2017.
Em Santa Maria existe também um edifício auxiliar (Fig. 3) com oficina, os sistemas de fornecimento de energia e de alimentação ininterrupta.